Esta matéria foi publicada na revista Alternativa. Mas como foi pouco divulgada pela mídia em geral, achei legal republicar aqui. Além do mais, adoro História. Mas antes de ir para os fatos, queria contar um detalhe da apuração da matéria. No caso, foi como consegui a foto. A imagem que vocês vêem ai em cima é Cortesia do Conselho de Educação da Prefeitura de Oita. É lá que foi parar a tal carta.
Liguei para o tal conselho, expliquei o que queria e eles disseram que não tinham a imagem. Só o museu local é que possuía a foto. Liguei para o museu e a “tiazinha” não quis saber de muito papo — ela claramente não estava preparado para um pedido de imprensa. Recorri à Associação de Intercâmbio Internacional, que ligou no Conselho de Educação e, 15 minutos depois, a mesma senhora que tinha me atendido na primeira vez me ligou e disse que estava enviando a foto por e-mail. Ué, ela não disse que não tinha a foto?? Vai entender esses japoneses… Agora vamos à história:
Duas cartas encontradas no final do ano passado no Japão mudaram a imagem do almirante da Marinha Imperial Japonesa, Isoroku Yamamoto (1884-1943). “Se dependesse dos meus verdadeiros sentimentos (em relação aos ataques aos Estados Unidos) eu não seria capaz de seguir em frente com essa obrigação que me foi designada”, escreveu ele.
Caso tivesse seguido seus “sentimentos”, a história poderia ter sido outra. Yamamoto foi o mentor dos planos de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, na manhã de 7 de dezembro de 1941. O bombardeio culminou na entrada oficial dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e no início da Guerra do Pacífico.
O militar, na verdade, foi um forte defensor da solução diplomática para o conflito. Mas ele sabia que os partidários da via militar, cujo maior entusiasta era o almirante Osami Nagano, estavam cada vez mais perto de conseguir empurrar o país para a guerra.
Então Yamamoto tratou de elaborar o melhor plano possível para o complicado ataque. Mas o levante foi considerado um fracasso, pois os norte-americanos não só se recuperaram rapidamente, como responderam com ataques violentos ao arquipélago. Se tivesse sido outro o mentor da estratégia militar, talvez a história seguisse outro rumo.
Contra a guerra
A descoberta das cartas, uma datada em 31 de maio de 1938 e a outra em 8 de dezembro de 1941, mostram o verdadeiro sentimento do oficial japonês em relação à guerra. “Eu sou contra a vontade popular (de nos aliar à Alemanha e à Itália) e vou descobrir as dificuldades de pensar assim”, registrou na primeira mensagem. “Alguém sabe o tamanho da dificuldade de colocar a vida em risco por discordar de algo que é senso comum?”, questionou.
As correspondências originais ficaram em poder do vice-almirante Teikichi Hori (1883-1959), um grande amigo de Yamamoto, e estavam escondidas esse tempo todo entre os pertences do oficial na casa do neto dele.
Elas vieram à tona depois que pesquisadores do Arquivo Histórico descobriram que Yamamoto era contra o Pacto Tripartite – o acordo assinado em Berlim em 27 de Setembro de 1940 pelos representantes da Alemanha nazista, da Itália fascista e do Japão, e que formalizou a aliança conhecida como Eixo.
Akiko Yasuda, pesquisadora-chefe, contou à imprensa japonesa que eles haviam achado fragmentos das idéias de Yamamoto nos arquivos de Hori. “Mas tínhamos dúvida se as frases eram realmente do almirante. No entanto, a descoberta (das cartas originais) prova a veracidade”, disse.
Agora, as peças estão sob os cuidados do governo de Oita, província natal de Hori, e se encontram no Arquivo Histórico de Sabedoria Antiga da Prefeitura de Oita.
Esse é muito interessante. Obrigado para o escrever. As problemas com o staff Japonês, então, típicas. Rs.
Olá Ewerthon!
Que interessante! A história nos faz viajar no tempo e aprender com os antepassados.
Ficou bonito o novo layout do blog, mas o anterior também estava bem legal.
Ótimo ver você de volta, depois de tanto tempo. Tenha um bom dia! :)
Abraço
Ola Bia!
Voce sempre por aqui! fico superfeliz!
Acho que esse layout me deixa mais contente! Da para ver melhor um pouco de tudo.
bjos e venha sempre tomar um cha verde por aqui!
Que legal! Adorei saber dessas cartas. Vc anda muito sumido!
Kisu!
Ah, acho que voltei. Agora empolgado com as coisas! Vamos ver se vai. Gostou do novo visu? Eu gostei do seu!