Vitamina na veia

Vitamina_cliente3

Pílulas de vitamina já são coisa do passado. Pelo menos no Japão, onde há alguns anos já se aplica uma dose de suplemento vitamínico diretamente na veia. A promessa de uma melhora rápida na saúde e também na estética tem conquistado cada vez mais adeptos. O melhor: a aplicação é simples, dura apenas 10 minutos e pode ser feita no intervalo do almoço.

Na Europa e nos Estados Unidos, injeção de vitamina é popular entre celebridades. A ex-Spice Girl Geri Halliwell e o cantor Robbie Williams são dois exemplos. Eles já deram entrevistas nas quais afirmaram que apelam para as doses para evitar o cansaço, principalmente durante os tours. Já outros famosos usam as injeções de vitamina para manter a beleza. A ex-top model Cindy Crawford é um exemplo. A pele jovem e firme foi mantida graças às aplicações de vitamina C.

A tal dose nada mais é que um soro, incrementado com vitaminas e minerais escolhidos pelo cliente. Na Tenteki 10 – “tenteki” em japonês significa “aplicação de soro” e o 10 é alusivo ao tempo que se gasta na aplicação –, a pioneira em Tóquio a oferecer esse tipo de serviço, são 11 variedades, indicadas por cores. O “azul”, mais popular entre os homens, possui vitaminas B1 e E, e é indicado para se recuperar da exaustão. Já o “rosa”, chamado também de “beleza total”, é o mais pedido entre as mulheres, pois possui substâncias que ajudam a manter a beleza da pele e retardam o envelhecimento.

Homens e mulheres de idades variadas, na sua maioria assalariados, compõem o perfil da clientela que frequenta essas clínicas, localizadas, geralmente, em bairros nobres da capital japonesa. Apesar da pouca idade, a musicista Akari Nanba, 21, é uma frequentadora. Recentemente, ela escolheu o pacote “placenta”, que inclui substâncias que promovem o relaxamento, melhoram a aparência da pele e também colaboram para o bom funcionamento do fígado. “Fiquei realmente bem mais relaxada após a dose”, relata a jovem, que diz ter se sentido como uma celebridade por alguns minutos. “Não é um luxo?”, brinca ela, que descobriu a novidade através da internet.

Os preços não são tão salgados. O pacote básico na loja visitada pela reportagem sai por cerca de ¥ 2.000 (US$ 20). A conta aumenta conforme vamos adicionando vitaminas (as tais das “cores”).

Vitamina_cores

Palavra de médicos

O médico japonês Manabu Daikoku, diretor da clínica Omotensando, onde está localizada uma das três lojas da Tenteki 10, diz que os pacientes são orientados sobre quais tipos de vitaminas tomar, de acordo com o objetivo da pessoa. “A absorção deste tipo de soro é de 100%, então o que não for aproveitado vai ser eliminado pelo corpo”, diz.

Porém, a prática não é unanimidade entre médicos e nutricionistas. “Mais não é necessariamente melhor. A vitamina em excesso pode ser tóxica para o organismo”, alerta a médica Sonia Marie Tsushima. Ela explica que o fígado e os rins são os responsáveis por metabolizar a vitamina. O que estiver em excesso vai ser eliminado pelo suor, urina ou fezes. “Mas se o corpo não estiver sadio, então essa vitamina a mais pode causar uma série de problemas”, explica.

Daikoku concorda com a brasileira e, por isso, sempre diz aos pacientes que nada substitui uma boa alimentação. “A comida possui outros nutrientes importantes para nosso organismo. Esse soro funciona apenas como um complemento”, decreta.
Vitamina_Ewerthon2
Eu tomei

Como parte da reportagem, experimentei a tal a vitamina na veia. Além do pacote básico, que contém vitaminas do complexo B, optei por um adicional, o de vitamina C, que ajuda no combate do estresse. Antes de me sentar tive de preencher uma ficha médica e, ficou claro ali que a grande preocupação deles é com pessoas alérgicas. “Tem gente que não sabe se é alérgica a alguma substância, então fazemos testes antes”, explica a funcionária Miki Hayashi.

As reações dependem de cada pessoa. Algumas sentem na hora a diferença. Outras nem tanto. “Tem cliente que diz que o corpo começa a esquentar, outros se sentem mais leves, a visão fica mais nítida e até a dor no ombro pode sumir”, conta Miki. Posso dizer que senti no dia seguinte que a dose tinha valido a pena. Estava com duas aftas enormes que simplesmente sumiram. Gostei tanto da experiência e pretendo repetir a dose. Mas só daqui a duas semanas, pois cada pacote tem um “prazo de validade”.

 

Matéria publicada pela revista Made in Japan, em 2011, e adapatda para este blog. Mais sobre a Tenteki 10 clique aqui.

© Todos direitos reservados à revista Made in Japan e a Ewerthon Tobace. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. All rights reserved to Made in Japan Magazine and Ewerthon Tobace. This material can not be published, broadcast, rewritten or redistributed without permission.

3 thoughts on “Vitamina na veia

  1. Noosaa! Vitamina na veia? Deve ser eficaz, mas eu ainda prefiro uma boa fruta e uma alimentação saudável repleta de nutrientes, não sou chegada a injeções, mas se faz bem para o organismo, tudo é bem-vindo, né? Gostei de ver você na matéria!
    Bjs

  2. Minha nossa! E onde ficam os hábitos saudáveis? O bom e velho hábito saudável? Comer direito, dormir bem, fazer exercícios?
    Esses não são os japas que eu conheço kkkk

    Kisu!

  3. Pingback: As melhores vitaminas para tratamentos faciais no seu centro de estética | Negócio Estética

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s