Rota Romântica

Centro_Rotenburg

Arrasada pela Segunda Guerra, a Alemanha do final da década de 1940 agonizava. Sem dinheiro para se reerguer, um conjunto de cidades da Baviera se uniu e criou algo que ficou tão famoso quanto a Oktoberfest: a Rota Romântica. A ideia era cândida: atrair turistas, principalmente os soldados americanos ainda presentes no país. Hoje a Rota recebe quase 2 milhões de visitantes por ano, que percorrem 380 quilômetros de estradas secundárias entre 28 cidades de sonho. Se a crise europeia poupou a Alemanha, parece ter sido ainda mais complacente com a Baviera. Numa terça-feira, nesta última temporada de verão, um casal de turistas não conseguia se hospedar em Würzburg. “Estamos lotados”, disse a eles Ubrich Kölber, dono de uma pousada local. “Neste ano [2012], o movimento aumentou 10%.”

A maior parte dos visitantes faz a Rota de carro. E, como as estradas e os autos alemães são tudo aquilo que gostaríamos que fossem os do Brasil, considere você também essa opção. Para os menos sedentários, há uma bela ciclovia – mas, aí, com um bônus de 110 quilômetros. Eu me decidi por uma terceira via, o Romantic Road Coach, um ônibus que dá reembarques livres em todas as paradas da Rota com um só bilhete. De Frankfurt a Füssen, rodei o percurso em cinco dias. E voltei feliz para o Japão, onde moro – aliás, na viagem descobri que Alemanha, Brasil e Japão têm cada um sua Rota Romântica (a brasileira, na Serra Gaúcha, de São Leopoldo a São Francisco de Paula). Na Rota alemã, muitos começam a viagem em Munique, visitam os castelos e seguem até Frankfurt. Eu fiz o inverso, deixando os Alpes para o fim – certamente o chantilly do Apfelstrudel.

Leia reportagem completa aqui.

© Todos direitos reservados a Editora Abril, Revista Viagem e Turismo, e Ewerthon Tobace. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. All rights reserved to Editora Abril, Revista Viagem e Turismo,  and Ewerthon Tobace. This material can not be published, broadcast, rewritten or redistributed without permission.

CasteloNeuschwanstein2Igreja_Wieskirche Paisagem_Wieskirche Paisagem_Schwangau Igreja2_Wieskirche Igreja_Schwangau Casal_RotenburgCasteloHohenschwangau Ewerthon_CasteloNeuschwanstein

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.