Os japoneses costumam dizer que qualquer coisa que vive na água pode ser encontrada à venda em Tsukiji, o maior e mais agitado mercado de pescados do mundo. A cada dia, 2,2 mil toneladas de pescado são comercializadas no lugar, movimentando cerca de US$ 15 milhões. Construído na região mais antiga de Tóquio – as primeiras peixarias surgiram por ali no século XVI – o espaço é o berço histórico de uma das iguarias mais adoradas do mundo e cartão de visitas da culinária nipônica: o sushi. Hoje o mercado é um dos principais pontos turísticos da capital japonesa e concentra centenas de pequenos comércios, responsáveis pelo abastecimento da maioria dos restaurantes, bares e hotéis do país. Visitei Tsukiji várias vezes para conhecer seus personagens e a diversidade e qualidade dos produtos ali vendidos. Em tempo: um passeio por lá não é completo se não culminar com a degustação do mais fresco e melhor sushi da cidade.
Em tempo 2: Este ano, está programada a mudança de endereço do mercado. Então, corra se quiser apreciar os históricos corredores do local.
Confira aqui a matéria publicada pela revista Status.
Fotos: Garrie Maguire
© Todos direitos reservados à revista Status e Ewerthon Tobace. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. All rights reserved to Status Magazine and Ewerthon Tobace. This material can not be published, broadcast, rewritten or redistributed without permission.
Oi Ewerthon!
Que bacana este mega mercado de peixe no Japão! Eu adoro bolinho de peixe e sanduíche de atum! A comida japonesa é muito saudável! Admiro tanto as tradições japonesas passadas de geração para geração. :)
Bjs